Pessoas sendo resgatadas das enchentes

Cheias sem precedentes

Recentes

Cheias sem precedentes

Desde o dia 27 de abril o Rio Grande do sul vem sofrendo drasticamente com as cheias sem precedentes. Como disse o governador “é sem precedentes”, o que estamos presenciando.

As cheias que atingiram os vales dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos, Gravataí, além do Guaíba, em Porto Alegre, superaram a grande cheia de 1941.

O balanço da tragédia, até o momento em que escrevíamos esta reportagem é de 83 mortes, 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. Além de outras 4 mortes em investigação.

O que vemos é desolador, por onde a água passou nada sobrou, pessoas e animais sendo resgatados desde os telhados de suas casas, agarrados em árvores, com a ajuda de barcos dos bombeiros, prefeituras, iniciativa privada, particulares…

Por outro lado, doações de mantimentos roupas, colchoes são organizadas em todo país, para socorro das vítimas desta que é a maior tragédia climática do RS e talvez do Brasil.

Peçamos neste momento a intercessão de São Luís Guanella, que nos seus últimos meses de vida ainda socorreu as vítimas do terremoto de Marsica, que interceda pelos afetados e por todos aqueles que sensibilizados com tudo isso se dispõem a ajudar.

Veja aqui como ajudar.

Foto: Amanda Perobelli/REUTERS – 5. MAI.2024.