Quem fundou a Igreja católica?

Destaque

Quem fundou a Igreja católica?

Vivemos em um tempo em que surgem questionamentos: quem fundou a Igreja Católica? Onde isso está registrado? É um tema que gera interpretações diversas. Há pessoas se identificam como cristãs, mas não seguem a Igreja ou seguem outras igrejas ou denominações religiosas.

É essencial, portanto, definir o que entendemos por “Igreja”. Que resumidamente poderíamos dizer que a Igreja é a comunidade dos fiéis, o Corpo Místico de Cristo, instituída por Ele e animada pelo Espírito Santo, com a missão de levar a salvação a toda a humanidade. A Igreja é, portanto, a comunidade daqueles que seguem a Jesus.

A Fundação da Igreja Católica

A Igreja Católica foi fundada por Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado. Isso é afirmado claramente pela Tradição da Igreja. “O Concílio Vaticano II chama Jesus Cristo de fundador da Igreja (LG 5).” A Igreja “deve sua existência ao dom que Jesus fez de sua vida na Cruz (DS 539, 575).” Além disso, “a Igreja nasceu da livre decisão de Jesus (DS 3302ss.).”

Portanto, a Igreja Católica foi fundada pelo próprio Jesus Cristo durante seu ministério terreno. Embora não haja um evento específico mencionado nos Evangelhos como a “fundação” da Igreja, “o conjunto da atividade e do destino de Jesus constitui a raiz e o fundamento da Igreja.”

No entanto, vários eventos na vida de Jesus contribuíram para a fundação da Igreja, como o chamado dos discípulos à beira do mar de Tiberíades depois da pesca milagrosa (Mt 4, 18), a renomeação de Pedro, sua missão de ser líder dos apóstolos e o poder das chaves (Mt 16, 16-19), e a instituição da Eucaristia (Mc 14,22ss.).

A Missão da Igreja

A Igreja também tem uma missão bem específica que é proclamar a fé e a salvação a todos os povos, seguindo o exemplo de Jesus. Seu objetivo é libertar as pessoas do pecado, trazê-las para a comunhão com Deus e estabelecer o Reino de Deus na Terra. Guiada pelo Espírito Santo, a Igreja continua a missão de Cristo ao longo da história, chamando os cristãos a proclamar a Boa Nova e estar prontos para ser Suas testemunhas (At 1,8).

Como vimos, a Igreja foi fundada pelo próprio Jesus e é constantemente animada pelo seu Espírito. Ela é a comunidade daqueles que creem e seguem a Jesus, logo, para segui-lo verdadeiramente é preciso fazer parte dela. É no mínimo incoerente dizer que sou cristão, mas não fazer parte da comunidade fundada por ele.

A Igreja é santa por ser de instituição divina, mas também é pecadora por ser formada por homens e mulheres. É nesta comunidade, Santa e pecadora, com seus problemas e dificuldades, reunida em torno a Jesus ressuscitado que vamos peregrinando rumo à pátria celestial.

E aí, você sabia que a Igreja é a comunidade dos que creem e seguem Jesus?