Dom Bosco e Dom Guanella.

Reveja

No último dia 31 de janeiro, celebramos com alegria São João Bosco, o apóstolo dos jovens. Neste contexto, vale a pena destacar uma situação especial: a presença de São Luís Guanella ao lado de Dom Bosco antes de fundar sua própria congregação. 

O Encontro Providencial

Em 1875, São Luís Guanella, impelido pelo Espírito Santo, dirigiu-se a Turim para se juntar a Dom Bosco, emitindo a profissão temporária na Congregação Salesiana. Esse encontro não foi apenas uma coincidência, mas uma manifestação da Providência Divina, guiando São Luís Guanella para uma experiência única sob a orientação de um santo notável.

A Comunhão na fé e na caridade

Nos anos que seguiram como Salesiano, São Luís Guanella viveu sob a direção de Dom Bosco, tornando-se diretor do Oratório São Luís. Nesse ambiente, permeado pela caridade cristã, São Luís Guanella absorveu não apenas os ensinamentos, mas também o espírito de caridade, educação e serviço aos necessitados que caracterizava a visão de São João Bosco.

Hora de voltar

Guiado pela chama divina, São Luís Guanella retornou à diocese de Como, após o chamado do bispo, levando consigo o sonho fervoroso de fundar uma instituição para acolher meninos carentes. Após sua primeira escola ter sido fechada pela hostilidade das autoridades da época, ele perseverou, e a “hora da misericórdia” chegou em novembro de 1881. Quando iniciou, na paróquia em Pianello Lario, com um grupo de irmãs ursulinas, o que viria a ser as Filhas de Santa Maria da Providência, primeira congregação fundada por Guanella em 1866. Os Servos da Caridade só vieram em 1908.

Os frutos permeiam no tempo

É maravilhoso observar como Dom Guanella nutriu-se de Dom Bosco e vice-versa. Juntos, eles personificaram a força transformadora da fé e da ação de Deus na vida dos Santos, onde a união de almas devotas resulta em ações poderosas que ecoam ao longo dos séculos. Prova disso são as duas obras Guanelliana e Salesiana, que continuam dedicando-se à caridade.

Que o testemunho e a intercessão de São João Bosco e São Luís Guanella também nos inspirem a escutar o chamado de Deus e a realizar a missão que ele a nós confia. Dom Bosco e Dom Guanella, rogai por nós! E aí, você sabia que Dom Guanella esteve com Dom Bosco?