O Tríduo Pascal

Recentes

O tríduo Pascal

O Tríduo Pascal é o ápice do ano litúrgico católico, quando a Igreja celebra os eventos centrais da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esse período sagrado começa na Quinta-Feira Santa, com a Missa da Ceia do Senhor, e se estende até o Domingo de Páscoa.

Quinta-Feira Santa

Neste dia a Igreja comemora a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. Nesse dia, os bispos celebram a Missa Crismal, na qual são abençoados os óleos sagrados que serão usados nos sacramentos durante o ano. Também é renovado o compromisso dos sacerdotes de servirem a Cristo e à sua Igreja.

Sexta-Feira Santa

Hoje a Igreja medita sobre a paixão e morte de Jesus na cruz. Nesse dia, não é celebrada a Missa, mas uma solene Celebração da Paixão do Senhor, com a leitura da Paixão, orações universais e a veneração da cruz.

Sábado Santo

A Igreja permanece em silêncio e oração, acompanhando Maria em sua dor pela morte de Jesus e na esperança da ressurreição. A Vigília Pascal, celebrada nessa noite, é o ápice do Tríduo, quando a Igreja celebra a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, anunciada pela luz do Círio Pascal e pelo canto jubiloso do Aleluia.

A celebração do Mistério Pascal proclama a cruz de Cristo como uma luz que brilha nas trevas e um sinal duradouro da promessa de Deus de uma nova vida. Que possamos participar intensamente desses dias santos, para que nossa fé seja renovada e possamos viver com maior fidelidade a Cristo, nosso Redentor.

Hoje é dia de jejum e oração. Não deixe de ir a Igreja e confesar-se

Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. Vinde adoremos!